Notícias Roteiros Ultimas

Conheça um curioso ponto turístico em Berlim: o Teufelsberg

26 de junho de 2019

autor:

Conheça um curioso ponto turístico em Berlim: o Teufelsberg

Conheça um curioso ponto turístico em Berlim: o Teufelsberg

Quem visita Berlim tem uma sensação de estar vivendo ainda a história da Segunda Grande Guerra e da Guerra Fria. Um pouco pela evidente presença de resquícios de um período que os alemães gostariam de apagar, mas, também, pela sensação que temos de que os berlinenses se esforçam para criar uma atmosfera simpática para a capital da Alemanha. Qualquer roteiro certamente vai incluir visitas ao Muro de Berlim, ao memorial do Holocausto, ao Checkpoint Charlie e à Igreja da Memória (ou Gedächtniskirche). Esses e alguns vários outros pontos turísticos dão ao visitante a oportunidade rara de “viver” a história, que por vezes parece tão distante quando vista apenas nos livros. 

Agora, um lugar um tanto menos turístico e não tão comum nos roteiros é Teufelsberg ou simplesmente a Montanha do Diabo, em português. A história do local inclui a construção de uma escola militar para os soldados de Hitler na Segunda Guerra e uma base de espionagem americana durante a Guerra Fria. Com o fim da Guerra e a derrota de Hitler, Berlim tinha cerca de um terço de seus edifícios destruídos, o que gerou toneladas de entulhos. Cerca de 25 milhões de metros cúbicos de escombros foram levados para essa região, criando uma das áreas mais altas de Berlim. Foi exatamente por isso que os americanos instalaram ali seus pontos de observação da Alemanha Oriental, durante a Guerra Fria. E, com a queda do Muro e o fim das tensões entre ocidente e oriente, novamente a região perdeu funcionalidade.

Com o tempo, a vegetação foi tomando conta dos entulhos de Teufelsberg e o lugar virou um parque. O público alternativo adotou o local, artistas contemporâneos aproveitaram os grandes prédios abandonados para expressar seus desenhos e grafites e, por fim, o lugar foi tombado, evitando que imóveis desconfigurassem a região. Grandes vãos, fachadas de prédios e as torres de observação viraram telas gigantescas, com o diferencial de estarem mergulhadas num dos capítulos mais importantes da história contemporânea mundial. 

Se você é apaixonado por arte e gosta de tirar boas fotos, a Montanha do Diabo deve estar no seu roteiro a Berlim. Do topo da torre se tem uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Além disso, os murais e instalações artísticas podem servir como pano de fundo para fotos geniais. Se você não conhece Berlim ou mesmo pretende voltar à capital alemã, vale a pena considerar Teufelsberg no seu roteiro e sair um pouco do trivial.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *