Dicas

Turquia conclui a linha de trem intercontinental considerada a mais longa do mundo

12 de abril de 2019

autor:

Turquia conclui a linha de trem intercontinental considerada a mais longa do mundo

Turquia conclui a linha de trem intercontinental considerada a mais longa do mundo

Em março deste ano (2019), o governo turco anunciou a conclusão do último trecho de uma mega estrutura ferroviária, ligando os lados europeu e asiático de Istambul. O trecho em zona urbana de 76 quilômetros e 38 estações abre ainda a possibilidade de uma nova rota entre Londres e Pequim, na China. Esse trajeto completo, conhecido como a Rota da Seda, remete ao antigo trânsito comercial entre os continentes, levando artigos exóticos e especiarias da Ásia até o velho continente.

A obra, que começou em 2004, guarda muitos números impressionantes. Ao total, foram gastos 1,38 bilhão de euros e a linha transportará quase dois milhões de pessoas diariamente. O governo da Turquia garante que esta é a linha de trem intercontinental mais longa do mundo.

A estrutura ferroviária turca contará com três vias, com transporte de cargas e de passageiros e prevê ainda o uso de trens de alta velocidade, o que deve possibilitar rotas diretas com vários países da Europa. O novo trecho se integra com o aclamado Marmaray (junção do Mar de Mármara com ray, ou seja, trilho em turco), um trecho subterrâneo de quase catorze quilômetros com um túnel que atravessa o Estreito de Bósforo, exatamente na divisa dos lados europeu e asiático do país.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em discurso na inauguração do trecho em questão, enalteceu a importância da malha ferroviária para a estratégia logística do transporte urbano do país. Segundo ele, com a conclusão da obra, a representatividade do da estrutura ferroviária saltará de 8 para 28% no transporte intermunicipal de Istambul.

promoção-passagem-aerea-yzzer
Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *