Dicas

Saiba como evitar o Jet Lag

15 de fevereiro de 2019

autor:

Saiba como evitar o Jet Lag

Saiba como evitar o Jet Lag

Você já ouviu a expressão Jet Lag? Ela é usada para nomear a condição de fadiga , cansaço e mal-estar sofrida por pessoas que fazem longas viagens de avião e por isso se submetem à fuso-horários diferentes.

Neste texto vamos falar sobre o assunto e dar dicas de como evitá-lo. Confira!

Jet Lag, o que é?

Basicamente é uma condição fisiológica causada pelo rompimento do ciclo luz/escuridão, que altera o relógio biológico do viajante. Os sintomas mais comuns são: distúrbio do sono, falta de atenção, irritabilidade e alterações do hábito intestinal.

É difícil precisar sobre quanto tempo a pessoa pode sofrer com os efeitos do jet lag, mas essa experiência pode durar vários dias até o corpo se ajustar à nova rotina. Para não sofrer mais tanto com isso, separamos algumas dicas.

Dicas de como sofrer menos (ou nada) com o Jet Lag:

Entre no novo fuso antes de estar no local

Caso haja tempo para esse tipo de preparação, você pode começar a introduzir hábitos que batem com os horários do local aonde vai. Assim, quando estiver no destino, seu corpo não vai estranhar tanto.

Outra dica interessante é ajustar seu relógio de acordo com o horário do novo local. Se durante o voo for dia no local de destino, tentar ficar acordado, se for noite, tentar descansar. Assim se consegue já iniciar a adaptação sem grandes problemas.

Hidrate-se

Água, muita água, sucos e frutas frescas. Ah! Evite exagerar nas bebidas alcoólicas (muito comuns em voos internacionais). Tente manter seu corpo bem. Se essa já é uma boa dica para dias normais, imagina para algo excepcional como uma longa viagem.

Se chegar ao destino de dia, não durma logo

Sabemos que é difícil resistir a tentação ainda mais depois de passar muito tempo no avião, mas tente aproveitar a luz do sol. Saia, vá caminhar, “turistar”, fale com parentes e amigos, enfim, qualquer coisa. Acredite, dormir nessa circunstância pode ser mais cansativo do que dormir na hora certa.

Mantenha seu corpo bem alimentado

Tente não comer fora de hora e nem alimentos com ingredientes que sejam estranhos na sua dieta. Seu corpo já está “sofrendo” para se adaptar, logo, o melhor caminho é ajudá-lo da melhor maneira. E a alimentação influencia muito.

Exercícios mágicos

Os hormônios liberados pela prática de atividades físicas são ótimos para regular seu corpo. Então, tente vencer a preguiça e faça alguma delas. Pode ser uma boa caminhada, uma corridinha leve ou alongamentos. Isso vai ajudar bastante!

A luz é sua aliada

A luz do sol ativa a vitamina D, que te ajuda a sentir-se mais disposto. Então, ponha a cara no sol (literalmente) e o busque. Esse calorzinho faz um bem danado!

 

Na hora de dormir, durma bem

Ambiente o local onde vai dormir da maneira mais confortável e familiar que conseguir. Dormir bem e na hora certa será seu melhor aliado. Claro, se você estiver viajando para curtir pode ser que essa dica não faça tanto sentido, afinal, seu maior objetivo é sair da rotina, mas ela certamente é importante para quem vai a trabalho e quer evitar a fadiga do jet lag.

Gostou desse conteúdo? Toda semana o yzzer.com escreve sobre o universo maravilhoso das viagens. Fique atento às novidades que logo mais postaremos por aqui.

promoção-passagem-aerea-yzzer

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *