Dicas Ultimas

Visto Americano – Como tirar, o que precisa, quanto custa?

31 de janeiro de 2019

autor:

Visto Americano – Como tirar, o que precisa, quanto custa?

Como tirar o visto americano?

Viajar para o Estados Unidos é o sonho de muita gente. Afinal, lá tem opções para todos os gostos e propósitos, de quem deseja aprender inglês a quem quer apenas curtir os parques de Orlando. Independente do seu interesse, todo viajante que deseja ir ao Estados Unidos precisa emitir um visto americano. Apesar de ser um processo burocrático, com um pouco de organização e ficando atento aos prazos e etapas, é possível tirar o seu visto americano sem maiores sustos. Vem com o passo a passo do yzzer.com!

Primeiro passo: separe a documentação necessária

Segundo o site oficial do departamento de vistos, os documentos necessários para o processo são:

  1. Passaporte válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos.
  2. Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável).
  3. Página de confirmação de Formulário DS-160.
  4. Página de confirmação e instruções do agendamento impressa diretamente do site.
  5. Uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco.

 

OBS: A foto só é necessária se a pessoa que está solicitando o visto não esteja presente no CASV (Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto). No caso de crianças com menos 2 anos, o mais recomendado é que os pais levem uma foto impressa.

  • Casais que estão na mesma viagem devem apresentar certidão de casamento e caso haja menores de 21 anos, é necessário apresentar certidão de nascimento.

 

No consulado, pode ser que sejam exigidos outros documentos. Se você deseja estar 100% preparado, seguem os mais comuns:

  1. Propósito da sua viagem;
  2. Sua intenção de partir dos Estados Unidos após o final do seu cronograma de viagem;
  3. Como você pretende pagar todos os custos de viagem;
  4. Comprovante que você possui renda ou emprego estável.

 

Hora de preencher o formulário

visto-americano-como-tirar-yzzer

Esse é o passo mais simples. Aqui basta você preencher o formulário do site do Departamento de Estado Americano.

Para essa missão você precisa estar com seu passaporte, informação sobre sua última ida ao país (caso já tenha ido), currículo escolar ou informações do trabalho atual e um cronograma do itinerário da viagem.

Na hora de escolher o local da entrevista (falaremos dela ainda), que pode ser feita através do siteSkype ou Call Center, o viajante tem atualmente as seguintes escolhas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Se você for viajar em família, é importante que todos os membros preencham a ficha DS-160 e paguem a taxa MRV (taxa de solicitação do visto) individualmente.

O comprovante de cada um deve ser levado no dia em que todos forem ao consulado. Nestes casos, as entrevistas podem ser realizadas com até 10 pessoas no mesmo horário.

Vamos ao consulado

No consulado você deverá passar pelo CAST (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), onde são coletadas as digitais e feitas as fotos para o visto. Após isso, com a documentação necessária em mãos, o solicitante irá passar pela entrevista.

Vamos fazer uma recapitulação? A essa altura você ter consigo passaporte atualizado, os passaportes anteriores (caso haja) e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160, renda comprovada e, se possíveis, comprovantes indicando que você não pretende abandonar o país de origem.

Acompanhando a emissão do visto

De modo geral, os solicitantes recebem os vistos em até 10 dias úteis, podendo ser solicitado um tempo a mais por parte do consulado para melhor avaliação.  O solicitante pode acompanhar o status da emissão do visto por esse site.

Valor do visto americano atualizado

O preço de taxa de emissão do visto varia de acordo com os propósitos do solicitante. Confira abaixo os valores atualizados de 2019:

U$ 160 para as seguintes categorias:

  • B1 – negócios;
  • B2 – turismo;
  • C – de trânsito
  • D – tripulante;
  • F – estudante acadêmico;
  • J – intercâmbio;
  • I – representantes de meios de comunicação;
  • M – estudante vocacional

 

U$ 190 para as seguintes categorias:

  • H – trainees e trabalhos temporários;
  • L – transferências de uma mesma empresa;
  • O – cidadãos estrangeiros com habilidades extraordinárias;
  • P – atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento;
  • Q – programas internacionais de intercâmbio cultural; R – profissionais religiosos

 

U$ 205 para a seguinte categoria:

E – Investidor/comerciante

 

U$ 240 para a seguinte categoria:

K – visto de noivo/noiva de cidadãos norte-americanos

 

Para renovar o visto americano, o procedimento e a taxa são os mesmos, podendo ou não ter a obrigação de comparecer ao Consulado.

Perguntas importantes:

Qual a validade do visto americano?

“A validade de seu visto vai depender do agente que te entrevistar. Dependendo do tipo de visto que o solicitante requerer, o mesmo poderá valer por até 10 anos que é o caso dos solicitantes que aplicam para o visto de turista, ou em alguns casos o requerente pode conseguir um visto limitado que é muito raro de acontecer onde o requerente pode receber um visto com validade de apenas três meses. Pode também conseguir um visto com um limite de fazer apenas uma viagem em um determinado período determinado pelo agente. Mas no geral a maioria acaba recebendo um visto de 10 anos.”(Fonte: VistoRapido)

Há necessidade de renovar o visto americano seis meses antes da data de sua expiração?

Não! O visto é plenamente válido até sua data de expiração, caso quem o porta faça viagens com os mesmo fim com que ele foi solicitado. Portanto, não é necessário renovar o visto seis meses antes da data de sua expiração.

Período de validade  e período de permanência, qual a diferença?

O visto é uma autorização para entrar no país, enquanto o tempo de permanência é o período em que a cada viagem o viajante pode ficar em território americano. Para turistas, geralmente esse período é de seis meses.

E seu meu passaporte expirar durante o período que estou nos Estados Unidos?

É preciso assegurar que o período de permanência no país seja inferior à data de expiração do passaporte brasileiro. Então, certifique-se que o seu passaporte não vá expirar antes do seu tempo de permanência em solo americano.

Pronto, se você chegou até aqui, certamente está bem informado sobre o visto americano. Gostou desse texto? Esperamos ter ajudado!

passagem-aerea-internacional-yzzer

 

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *