Notícias Ultimas

ETIAS – O que é, como solicitar e requisitos

24 de janeiro de 2019

autor:

ETIAS – O que é, como solicitar e requisitos

ETIAS – A nova autorização para quem vai viajar para Europa

Pretende viajar nos próximos anos para a Europa? Então é melhor já se cadastrar no ETIAS, o novo sistema de controle da entrada de turistas no espaço Schengen.

 

O que é esse espaço Schengen?

Em 1985, alguns países europeus entraram em acordo visando facilitar o trânsito entre suas fronteiras, ou seja, tanto para cidadãos destes países, como outros cidadãos não comunitários legalmente autorizados a entrar no Espaço Schengen. Isto permite, por exemplo, que estas pessoas autorizadas atravessem as fronteiras internas com mais facilidade. Para quem não é cidadão de algum dos países que o tratado abrange, apenas um visto de entrada é necessário para cruzar as fronteiras e poder transitar sem problemas por até 90 dias (período máximo de visto de turista).

Em resumo, esse acordo é uma verdadeira mão na roda para viajantes, afinal, reduz a burocracia para ir de um país a outro.

Vale ressaltar que o Espaço Schengen e a União Europeia (EU) não são compostos pelos mesmos países. Apesar de ambos serem formados por países europeus, nem todos os membros da EU fazem parte de Schengen e vice-versa.

 

Quais países fazem parte do espaço Schengen?

Atualmente, 26 países integram o acordo. São eles: Áustria, Dinamarca, França, Hungria, Lituânia, Holanda, Eslováquia, Suécia, Bélgica, Estônia, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Polônia, Eslovênia, República Tcheca, Finlândia, Grécia, Letônia, Malta, Portugal e Espanha. Todos eles também fazem parte da União Europeia. Junto a esse time, mais 4 membros que não fazem parte da UE, que são: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, além de 3 microestados: Cidade do Vaticano, Mônaco e San Marino.

 

E o ETIAS, o que é?

Segundo o site oficial, o ETIAS (Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem) é: uma autorização para poder viajar e entrar em qualquer um dos países-membros da União Europeia. Possuindo essa autorização, o viajante extracomunitário (incluindo os brasileiros), também não precisam de um visto para entrar no Espaço de Schengen.

Atualmente, ele é válido para fins comerciais ou de turismo, por até 90 dias. Acima desse período, é necessário a obtenção de um visto válido, fornecido pela embaixada do local onde o viajante pretende ficar.

 

Como solicitar o ETIAS

Para conseguir o seu você precisa preencher um formulário online. Acesse ele por aqui: https://bit.ly/2Mkwp1T. Você precisará pagar uma taxa e depois disso será submetida a uma revisão pelo sistema de segurança do ETIAS.

Com tudo feito, basta esperar a aprovação que será enviada para o email. Caso seja negado, também será informado por email com a explicação do porquê da negação.

Gostou dessa dica? Fica de olho em nosso blog que teremos sempre boas informações para compartilhar!

passagem-aerea-internacional-yzzer

 

FONTES:
https://www.etiaseu.com.br/aplicacao-visto-etias/
https://www.brasileiraspelomundo.com/etias-autorizacao-para-entrar-na-europa-5405101747
https://mochilaobarato.com.br/etias-como-vai-funcionar-o-novo-visto-europeu/
Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *