Notícias Ultimas

Patrimônios Culturais da Humanidade que Ficam no Brasil

22 de janeiro de 2019

autor:

Patrimônios Culturais da Humanidade que Ficam no Brasil

Patrimônios culturais da humanidade que ficam no Brasil

Você provavelmente já ouviu falar que algo é reconhecido pela UNESCO como forma de valorizar e mostrar a importância histórica que aquele monumento possui. Isso não é à toa! A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é um braço da ONU que tem como função reconhecer ao redor de todo planeta obras que tenham importância única para a humanidade. Atualmente, o Brasil possui 14 patrimônios culturais reconhecidos pela instituição. Esses locais simbólicos ajudam a contar nossa rica história para o mundo inteiro. Você já os conhece? Vamos para lista!

A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais

patrimonios-culturais-brasilErguida no século 17, a cidade de Ouro Preto foi tombada em 1980. Tudo na cidade é encantador. Sua arquitetura, as esculturas barrocas de Aleijadinho, o maior artista do Brasil colonial e as pinturas Manuel da Costa Athaide são um verdadeiro patrimônio do Brasil e do mundo.

Já falamos desse lugar incrível. Conheça mais das belezas de Ouro Preto nesse link.

O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

Uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1535 pelos portugueses, Olinda cresceu sobre colinas à beira-mar na época da exploração da cana de açúcar. As casas coloridas, a arquitetura colonial e o seu carnaval são os atributos que fizeram a cidade ser tombada!

Vem conhecer um pouco do Carnaval de Olinda nesse texto que preparamos.

O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal

patrimonios-culturais-brasil

Um dos projetos mais inovadores e arrojados de sua época, a capital brasileira é considerada um divisor de águas na história do planejamento urbano. “Um exemplo definitivo de urbanismo modernista do século 20”, segundo a UNESCO. Que moral!

O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí

Esse sítio arqueológico é a história viva da humanidade. São pelo menos 300 pontos de interesse espalhados por cerca de 214 quilômetros de circunferência. Lá pode-se encontrar milhares de pinturas rupestres nas paredes das cavernas, algumas delas com mais de 25 mil anos!

Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina

Erguidas pelos padres jesuítas entre os séculos 17 e 18, as construções que serviam como pólos de catequizadores na época, foram tombadas oficialmente em 1983. Uma herança que conta muito a respeito da atividade dos jesuítas.

Centro Histórico de Salvador, Bahia

Os prédios coloridos do centro histórico da primeira capital do Brasil foram tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985, por serem célebres representantes da arquitetura renascentista. Outro critério para o tombamento, segundo a Unesco, foi a importância histórica da cidade como um ponto de conversão entre as culturas dos europeus, dos africanos e dos indígenas brasileiros.

Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro

O patrimônio brasileiro tombado mais recentemente, em 2017. Localizado na região portuária do Rio de Janeiro, o Cais Valongo era por onde entrava escravos africanos em solo brasileiro. As ruínas do local são uma lembrança constante de algo que não deve voltar nunca mais a se repetir.

Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais

Oscar Niemeyer, o arquiteto de Brasília, emplaca mais um local reconhecido pela UNESCO como patrimônio histórico. Tombado em 2016, o bairro da Pampulha, que foi idealizado em 1940 por Juscelino Kubitschek, tem o sugestivo título de “o bairro mais lindo do Brasil”. Difícil discordar de que ele é lindo mesmo!

Paisagens Cariocas, Rio de Janeiro

patrimonios-culturais-brasil

Aqui temos um “combo” formado por: o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado (com a estátua do Cristo Redentor), a praia de Copacabana, o aterro do Flamengo e as colinas que cercam a Baía de Guanabara, que fazem parte da lista de intocáveis. A mescla arquitetônica da cidade mais as suas belezas naturais, a tornam uma das mais belas do planeta.

Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe

A arquitetura típica dos franciscanos, ordem que ajudou a colonizar o nordeste brasileiro, tem sua representante: a praça São Francisco, localizada na pequena cidade de São Cristóvão. Cercada por edifícios históricos como a Igreja de São Francisco, a Santa Casa de Misericórdia, o Palácio e as casas erguidas entre os séculos 18 e 19, o local recebe até hoje muitas manifestações culturais e sociais.

Centro Histórico da Cidade de Goiás

Rodeada pela Serra Dourada e cortada ao meio pelo Rio Vermelho, a Cidade de Goiás tornou-se patrimônio da UNESCO em 2001. A cidade mais arborizada do mundo, com construções que respeitam a geografia da região, inspirada na arquitetura europeia mas sem perder a identidade, foi um dos atributos que fizeram o local ser tombado.

Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais

Mais um gol de Minas Gerais! Diamantina foi construída no século 18 como ponto estratégico para a mineração de diamantes. A arquitetura peculiar e suas construções históricas foram as credenciais da cidade para receber esse título.

O Centro Histórico de São Luís do Maranhão

patrimonios-culturais-brasil

A capital do maranhão carrega consigo traços de povos que a ocuparam, como franceses e holandeses, antes da chegada definitiva dos portugueses. Mas o que credenciou de fato a cidade a ser tombada foi o objetivo de preservar as ruas retangulares e da arquitetura colonial, uma herança de Portugal.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais

Achou que tinha terminado os patrimônios de Minas? Composto de sete capelas que ilustram a Via Crucis ao estilo rococó italiano e uma escadaria exterior decorada com estátuas feitas de pedra sabão dos profetas católicos, é uma das obras mais marcantes do genial Aleijadinho. Originalidade e beleza são os traços de mais esse patrimônio.

 

FONTES:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/brasil-tem-14-patrimonios-historicos-e-culturais-da-humanidade-confira-1.2028044
https://www.megacurioso.com.br/educacao/103702-os-14-patrimonios-culturais-mundiais-do-brasil-de-acordo-com-a-unesco.htm
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *