Roteiros Ultimas

Ouro Preto: raízes históricas e beleza naturais

17 de janeiro de 2019

autor:

Ouro Preto: raízes históricas e beleza naturais

Ouro Preto: raízes históricas e beleza naturais

Se você é um desses viajantes que adora registrar todas as belezas disponíveis no destino, agarre sua câmera fotográfica porque vamos conhecer um dos lugares mais lindos e históricos do Brasil: Ouro Preto, em Minas Gerais. Com uma arquitetura ímpar e belezas naturais incríveis, esse lugar guarda grandes lembranças do Brasil Colônia. Então vamos nessa, temos muita ladeira para subir e muitas histórias para descobrir.

Lugar Histórico

ouro-preto-roteiro-yzzer

Ouro preto, também chamada de Vila Rica na época do Brasil colônia, foi palco da vida e da morte de Tiradentes, seu morador mais ilustre, que entraria posteriormente para o hall dos mártires brasileiros mais reconhecidos e aclamados do País. Joaquim (Tiradentes), ao lado dos inconfidentes, lutou bravamente pela independência de Minas Gerais e do Brasil, no intuito de separar o centro da atividade mineradora do controle sanguessuga português. A luta findou com uma traição que entregou o grupo e decretou a morte cruel de Tiradentes. Parte dessa história ainda pode ser encontrada em muitos lugares (ou em quase toda cidade), principalmente na Praça Tiradentes, lugar onde foi exposta a cabeça do mártir. Ah, não esqueça de visitar o Museu da Inconfidência para reviver um pouco dessa história de luta do nosso país.

 

Arquitetura, arte e mais história

ouro-preto-roteiro-yzzer

Casas coloridas, igrejas, ladeiras, mais igrejas e mais algumas ladeiras. Assim será o nosso passeio. Igrejas construídas em estilos marcantes da época colonial, como por exemplo, a Igreja de São Francisco de Assis. A obra foi construída no estilo Barroco – rococó, e teve sua fachada pintada por Aleijadinho. Vamos listar algumas igrejas que não podem faltar no seu roteiro:

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Museu de Arte Sacra)
  • Igreja de São Francisco de Assis 
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  • Igreja de Santa Efigênia

A maioria dessas igrejas solicitam um valor simbólico de visitação (média de R$ 5,00), que está ligado a manutenção e restauração contínua do espaço.

Bom, conhecer Ouro Preto é como entrar nos livros de histórias e de artes. Todos os lugares carregam consigo uma parte da história do Brasil, e os museus não podem ficar de fora da sua lista. Separamos alguns nomes que merecem a sua visita:

  • Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS 
  • Museu do Oratório
  • Museu de Arte Sacra de Ouro Preto 
  • Museu Aleijadinho
  • Casa de Tomás Antônio Gonzaga
  • Casa dos Contos
  • Casa dos Inconfidentes 
  • Casa da Ópera

Belezas Naturais

ouro-preto-roteiro-yzzer

Os apaixonados pela natureza também têm opções interessantes para aproveitar. Agora é hora de deixar a história um pouco de lado e cair na aventura que esse verdadeiro paraíso pode proporcionar.

O Parque das Andorinhas é a nossa primeira sugestão, o lugar é cheio de piscinas naturais e cachoeiras. Basta você escolher uma opção de trilha e se deslumbrar com o visual. Depois de um pouco de esforço, você pode contemplar uma paisagem linda no mirante.

Uma outra opção tão interessante quanto o Parque das Andorinhas é o Parque do Itacolomi, que fica pertinho de Ouro Preto, uns 5km. Lá você pode fazer um mergulho em uma lagoa espetacular. Para os mais corajosos, sugerimos o trekking de 14 km que leva até a base do Pico do Itacolomi. E ai? Tem coragem e disposição?


Ouro Preto é realmente espetacular! Que tal ser o seu próximo destino? Nós do yzzer.com vamos adorar levá-lo até lá.

 

promoção-passagem-aerea
Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *