Dicas Ultimas

Série Enoturismo – As melhores regiões de vinho do mundo

10 de janeiro de 2019

autor:

Série Enoturismo – As melhores regiões de vinho do mundo

Enoturismo – Uma série sobre as melhores regiões de vinho do mundo

 

Se você aprecia um bom vinho e ama viajar, unir as duas coisas pode proporcionar momentos inesquecíveis. Por todo o mundo existem regiões produtoras que são um verdadeiro charme. Algumas são próximas a grandes cidades, o que lhe permite mesclar com uma viagem mais, digamos, cosmopolita. Já outras são mais remotas e garantem uma imersão no universo da bebida de Baco. 

Em todos os continentes do planeta existem regiões produtoras consagradas. A maior concentração, sem dúvida alguma, fica na Europa. Países como França e Itália já renderiam muitas viagens enoculturais, visto que têm dezenas de áreas de denominação de origem controlada. Ao longo dos próximos meses, faremos matérias sobre as principais rotas de vinho do mundo. A nossa seleção se baseou em todos esses fatores, considerando ainda a disponibilidade de cada viajante.

Assim, se o tempo estiver curto, o Chile pode ser uma boa opção. Se desejar uma opção mais exótica e fora do previsível, a África do Sul ou a Austrália podem ser o seu destino. Se pretende unir sua experiência a uma viagem “convencional”, certamente a Califórnia lhe entregará tudo isso. Não que você não possa ir a Roma ou Paris e ainda assim desfrutar de uma das várias regiões de vinho de seus países, mas eles dão a oportunidade rara de conhecer mais de uma grande região produtora numa mesma viagem.

França

Nossa viagem pelo mundo do vinho não poderia começar por outro país.  A França tem a maior produção mundial de vinhos, distribuindo por todo o mundo cerca de 50 milhões de hectolitros da bebida por ano, negócio que rende oito bilhões de euros ao país. A produção nacional está dividida em 15 regiões denominadas AOC (Appellation de Origine Controlée), o que conhecemos por DOC (Denominação de Origem Controlada). Mas o que faz da França um país imbatível também no enoturismo, é a junção única de qualidade da bebida, belezas naturais e infraestrutura. Conheça a seguir o nosso short-list das melhores regiões francesas para desfrutar da melhor experiência enoturística.

Bordeaux

enoturismo-lugares-vinho-yzzer

A região mais importante do ponto de vista do vinho em si é Bordeaux. É de lá que saem a maior quantidade de vinhos excepcionais do mundo. A grande maioria da produção desta área é de vinhos tintos. aliás, é daí que vem o sinônimo “bordô” para a cor vermelha! A principal cidade leva o mesmo nome e é considerada patrimônio mundial pela UNESCO, ostentando seu bem conservado conjunto arquitetônico de característica clássica e neo-clássica. O museu Cité do Vin merece a visita.

Provence

Se Bordeaux ganha destaque pelo vinho, a Provence encanta pelas belíssimas paisagens. Você certamente já viu imagens daquelas incríveis plantações de lavandas, que são o cartão postal da região. O destaque etílico aqui fica por conta dos charmosos e suaves vinhos rosés. E o vínculo não é gratuito, pois a Provence é responsável por cerca de 10% de toda a produção mundial dessa variedade.

A principal cidade da Provence é Marselha. Seguindo para a direita, rumo à Itália, está a costa conhecida como Côte d´Azur, região famosa por suas belíssimas praias. Logo ali também está o Principado de Mônaco, um minúsculo estado independente, o segundo menor do mundo (atrás apenas do Vaticano). Conhecer a região dos vinhedos de Provence e aproveitar para conhecer toda essa região é, sem dúvida, um roteiro inesquecível.

Champagne

enoturismo-lugares-vinho-yzzer

Nosso terceiro destaque na França faz referência a um “primo” do vinho, conhecido no mundo todo justamente pelo nome da região: estamos falando da encantadora Champagne. As cidades de Reims e Epernay abrigam as mais renomadas marcas dessa bebida, que também é produzida com uvas e que é, certamente, a mais famosa “denominação de origem controlada” do mundo. Reims fica a uma hora e meia de carro de Paris, o que permite fazer um bate e volta para conhecer as belezas da região de Champagne.

Alsacia

A região da Alsacia faz fronteira com a Alemanha e, por isso mesmo, é tida como a mais alemã das regiões da França! Brincadeiras à parte, a influência germânica pode ser vista (e sentida) na arquitetura, com aquelas casinhas típicas, e na gastronomia. Estrasburgo é a maior cidade da região e fica mesmo na divisa com o país vizinho. A rota dos vinhos da Alsacia é uma das mais charmosas da Europa, com cenários que têm desde castelos a muralhas medievais. Não deixe de conhecer a charmosa Colmar, cada cantinho da cidade é um cartão postal.

As vinícolas da Alsacia se destacam pela produção dos vinhos brancos, especialmente o Riesling, mais uma vez demonstrando a influência germânica. Inclua a cidadezinha de Riquewihr no seu roteiro. Além de estar na rota do vinhos e de possuir excelentes vinícolas, o lugar ostenta presença na lista das mais belas aldeias da França. Uma outra dica é atravessar a fronteira com a Alemanha e conhecer Stuttgart, a cerca de uma hora e meia de carro de Estrasburgo. A sexta maior cidade do país, conhecida como berço do automóvel, é famosa por sediar as fábricas da Mercedes-Benz e da Porsche.

Você também é fã do enoturismo? Quais destinos gostaria de ver aqui no Blog do yzzer.com? Dê sua opinião e nos ajude a decidir nosso próximo destino para apreciar um bom vinho e uma ótima viagem!

passagem-aerea-internacional-yzzer
Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *