Roteiros Ultimas

Destinos para curtir um Carnaval tranquilo

7 de janeiro de 2019

autor:

Destinos para curtir um Carnaval tranquilo

Destinos para curtir um Carnaval tranquilo

Com a vida cotidiana cada vez mais agitada, não é raro vermos amigos procurando destinos de Carnaval pensados justamente para fugir da conhecida folia associada ao feriado. Mas, difícil mesmo é conhecer alguém que queira desperdiçar esses (pelo menos) cinco dias e não esteja fazendo planos para viajar e descansar. Como já escrevemos (aqui e aqui) boas dicas para quem quer aproveitar a agitação do Rei Momo, seremos justos e daremos também ideias para quem quer curtir a tranquilidade no feriadão de Carnaval! Afinal de contas, a missão do yzzer.com é facilitar e viabilizar viagens inesquecíveis e principalmente econômicas, não importa qual seja o objetivo.

Entre dezenas de opções interessantes para fugir da folia de Carnaval, achamos uma característica recorrente e que pode ajudar a escolher seu destino, para além dos destaques que citaremos abaixo. As serras costumam ser locais tranquilos, com clima aconchegante, pequenos centros urbanos, hotéis e pousadas charmosas, além de boa oferta gastronômica. Praticamente todos os estados brasileiros têm uma região com essas características e podem estar mais perto do que você imagina.

Em Pernambuco, temos a região de Garanhuns, uma excelente opção pra quem gosta de frevo mas não quer enfrentar as multidões de Recife e Olinda. No Ceará, a Serra de Guaramiranga oferece o Festival de Jazz e Blues nessa época. No Rio de Janeiro, além das famosas Petrópolis e Teresópolis, a charmosa Penedo parece um vilarejo nórdico, fruto da influência finlandesa na colonização da região. Em São Paulo, a badaladíssima Campos do Jordão não perde o charme e aconchego nem mesmo com a grande quantidade de turistas que lotam a cidade nos feriados. Santo Antônio do Pinhal, por sua vez, oferece a tranquilidade interiorana que falta à vizinha famosa.

Deu para ver aí que opções não faltam, independente da região que você escolha. Sem desmerecer nenhuma cidade entre uma centena de opções, enumeramos abaixo nosso short list de destinos serranos para você curtir sossegado o feriadão mais brasileiro de todos!

Bonito (MS)

destinos-carnaval-tranquilo-yzzer

A cidade, que dispensa apresentações e que não poderia ter nome mais apropriado, é a mais importante do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Com uma natureza divinamente privilegiada, Bonito oferece muitas opções de rios, cachoeiras, grutas e lagoas. O contato intensivo com a natureza e suas belezas de encher os olhos e lavar a alma são um verdadeiro spa natural.

Monte Verde (MG)

destinos-carnaval-tranquilo-yzzer

Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de SP. O lugar é, na verdade, um distrito do município de Camanducaia. Como é comum nas regiões serranas do sul e sudeste brasileiros, há forte influência européia na arquitetura e gastronomia. Além de um centrinho super charmoso, com boas opções de bares, restaurantes e lojas, os passeios em meio à natureza, com suas trilhas e mirantes, fazem sucesso entre os turistas.

Bento Gonçalves (RS)

destinos-carnaval-tranquilo-yzzer

A região das serras gaúchas não podia ficar de fora da nossa lista, mas as famosas Gramado e Canela recebem muitos turistas nos feriados para sugerirmos como um destino “tranquilo”. Se o seu roteiro é pelo sul do país, considere Bento Gonçalves. A cidade, famosa por abrigar as maiores vinícolas do Brasil, proporciona a melhor experiência de enoturismo do país. Muitos produtores abrem seus estabelecimentos para visitação e degustação.

Uma boa dica é procurar vinícolas com opção de hospedagem, o que proporciona uma imersão sensacional no mundo do vinho. Aproveite também para fazer o Caminho das Pedras, uma estradinha super charmosa até São Pedro, com cerca de sete quilômetros e que passa por quase trinta casinhas de pedra e madeira, que abrigam moinhos, teares, capelas, pequenos produtores de erva-mate, massas e laticínios ovinos, além de lojinhas de artigos coloniais, como queijos, vinhos artesanais, compotas, doces etc.

Chapada dos Veadeiros (GO)

destinos-carnaval-tranquilo-yzzer

Encravada na região mais alta do Planalto Central, a 1700 metros de altitude, a Chapada dos Veadeiros foi considerada patrimônio mundial pela UNESCO. Famosa pelos enormes paredões de rochas com belíssimas cascatas, a região oferece ainda outras belezas como cânions, rios e piscinas naturais. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa uma imensa região, abrangendo áreas de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge.

Alto Paraíso é conhecida pelo esoterismo, graças às suas minas de cristais e ao seu alinhamento latitudinal com Machu Picchu no Peru. São Jorge, apesar de ser um distrito de Alto Paraíso, tem vida própria. Graças à sua charmosa vila, às boas opções de acomodação e por abrigar a entrada principal do Parque, é a região preferida pelos turistas.

São Joaquim (SC)

São Joaquim fica no Planalto Serrano de Santa Catarina, a cerca de 1300 metros de altitude. A cidade exibe o título de mais fria do Brasil, sendo uma das poucas a registrar neve em nosso país. Partindo de Florianópolis, se não tiver pressa, prefira o caminho que vai pela Serra do Rio do Rastro, que oferece uma paisagem incrível. A vinícola Villa Francioni é destino obrigatório e oferece um passeio guiado com degustação. Quem quiser um pouco mais de emoção e adrenalina pode ir ao Snow Valley, que dispõe de trilhas, passeios de quadriciclos, escaladas e arvorismo.

O que achou das nossas dicas para curtir um Carnaval mais tranquilo? Você conhece outro lugar para incluir na lista? Deixe sua sugestão nos comentários.

Até a próxima. 😉

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *