Roteiros Ultimas

Fortaleza – Roteiro completo, o que fazer, atrações

17 de dezembro de 2018

autor:

Fortaleza – Roteiro completo, o que fazer, atrações

Fortaleza – Roteiro, o que fazer, atrações

Conhecida pelas belas praias, Fortaleza também conta com uma gama de museus e outras atrações culturais que fazem com que ela se torne um dos destinos mais procurados do Nordeste. No meio de tantas coisas, você pode acabar esquecendo de visitar algum museu, praia ou ponto turístico. Mas como todo cearense diz: não se aperreie, não! Montamos um roteiro com as coisas mais legais para se fazer durante sua estadia na Terra do Sol.

Museu do Ceará

Que tal fugir do roteiro tradicional e, ao invés de começar pelas praias, iniciar pelos museus? Para conhecer a história do estado, conheça o Museu do Ceará. Localizado no Centro, o acervo conta com cerca de 13 mil peças distribuídas em 3 coleções: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia indígena e Mobiliário.

Durante os seus 85 anos de existência, o equipamento cultural sediou exposições temáticas permanentes, com conteúdos sobre a história do Ceará, que passam por poderes constituídos, as lutas, revoltas populares, produção intelectual e, claro, a famosa irreverência cearense. Entre as peças, estão os mais de 900 exemplares de cordéis publicados entre os anos de 1940 e 2000.

Teatro José de Alencar

Ainda no Centro e pertinho do Museu do Ceará, a casa dos grandes espetáculos, o Teatro José de Alencar, teve o início da sua construção em 1910. Dependendo da época que você visita Fortaleza, ainda pode ter a sorte de assistir a um espetáculo nas belas salas, que permanecem muito bem conservadas. A sala dos grandes espetáculos conta com um espaço para 800 pessoas, divididos em três andares, tudo feito em uma arquitetura eclética. A visitação guiada acontece das 9h às 17h, de hora em hora. Nos domingos o foco das visitas são os jardins que cercam o local.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Um centro cultural único, o prédio de arquitetura moderna possui um espaço que aglomera diversas plataformas de produção de arte e cultura, como sala de teatro, cinema, espaço para shows, galerias de arte e até planetário. Vale conferir a programação antecipadamente, assim você consegue aproveitar tudo.

Depois que o sol se põe, tudo fica mais animado. Os arredores do Dragão do Mar é um grande ponto de encontro dos jovens fortalezense, e nele se encontram boates, bares e casas de shows. O mais tradicional é o Chopp do Bixiga, eles servem um dos mais conhecidos chopp de vinho da cidade.

Passeio Público (Praça dos Mártires)

A praça mais antiga de Fortaleza, o Passeio Público, foi recentemente revitalizada e voltou a ser ocupada por locais e turistas. A sua arquitetura toda em estilo neoclássico atrai o público para o restaurante que fica no centro do local. Vale a pena reservar o sábado para fazer a visita e desfrutar da deliciosa feijoada.

Museu da Fotografia

O novíssimo Museu da Fotografia, inaugurado apenas em 2017, conta com uma estrutura de três andares e mais de 2.000 obras. O acervo próprio, biblioteca para pesquisa, exposições permanentes e as exposições temporárias, têm obras de artistas regionais, nacionais e até internacionais.

Entre os artistas que tem obras expostas estão os cearenses Chico Albuquerque, José Albano e Tiago Santana. Já as grandes obras conhecidas internacionalmente foram produzidas pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, Steve McCurry, com sua obra mais famosa “Menina afegã”, e a lenda Cartier-Bresson, com seu registro “Momento decisivo”. O equipamento abre de quarta-feira a domingo, das 12h às 17h.

Avenida Beira Maravenida-beira-mar-fortaleza-yzzer

Depois de conhecer os principais museus, está na hora de conhecer a avenida mais conhecida de cidade. Por ser a principal zona turística, os três quilômetros abrigam hotéis, locais para esportes aquáticos, restaurantes e bares, e a incrível feirinha de artesanato. Lá você encontra de tudo, desde lindíssimas rendas feitas a mão até lembrancinhas exclusivas da Terra do Sol.

Ainda na Beira Mar você encontra o Jardim Japonês: as glamorosas construções dão espaço a simplicidade do espaço frequentado por turistas e moradores. Com um projeto de arquitetura, iluminação e paisagismo inspirados no Japão, o local abriga cerca de 50 espécies e foi construído em homenagem ao primeiro imigrante japonês que chegou na cidade, o senhor Jussaku.

Beach Parkbeach-park-fortaleza-yzzer

Dentro da Região Metropolitana de Fortaleza, o parque aquático fica localizado em Aquiraz e é um dos programas imperdíveis para quem visita fortaleza. A ótima estrutura do local rendeu o título de “2º Melhor Parque Aquático do Mundo”, segundo o TripAdvisor.

O Insano, um toboágua de 41 metros de altura, é o brinquedo mais conhecido do parque, mas não é a única atração. O local também conta com barraca de praia, hotel, restaurantes e mais 18 brinquedos incríveis. Para quem vai em família, a dica é ficar relaxando com as crianças nas piscinas rasas e na Correnteza Encantada.

Praia do Futuro e Praia do Porto das Dunas

Um ponto turístico obrigatório para qualquer um que passar por Fortaleza, é a famosa Praia do Futuro, continuação da Avenida Beira Mar. Em seus 25 quilômetros de extensão, é possível desfrutar de areias fofas e claras, ondas fortes e dunas belíssimas. Uma das características que atrai tanto turistas como moradores, são as barracas na frente da praia que oferecem uma boa experiência gastronômica, duchas de água doce, cadeiras e até aulas de surf.

Um pouco mais distante do centro de Fortaleza, a Praia Porto das Dunas fica perto do Beach Park. Localizada no município de Aquiraz, os 10 km de praia é muito frequentada por adeptos de esportes como sandboard, offroad, windsurfe, kitesurf, parasail e asa-delta. Por ser perto de resorts, se hospedar nas redondezas pode ser uma boa pedida para quem quer tranquilidade.

 

E muito mais!

Além de todos esses locais, o turismo se expande ainda mais fora da capital, chegando a praias lindíssimas e agitadas como Praia das Fontes, Cumbuco, Jericoacoara e Canoa Quebrada, sendo as duas últimas paradas quase que obrigatórias se você visitar Ceará. Mas se você deseja uma praia mais calma, recomendamos Lagoinha, Flecheiras, Baleia e Icapuí. Fortaleza também possui diversos locais para a prática de esportes radicais na natureza, como o complexo turístico iPark e Engenhoca.

 

E aí, preparado para curtir bons momentos em Fortaleza? Boa viagem!

 

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *